Educação

24 de jul de 2010




Depois de muito tempo sem falar de filmes nenhum, volto ás minhas recomendações diárias. Desta vez é um filme muito legal, que eu achei aqui no computador sem querer e acabei assistindo. Tenho uma colega que me emprestou muitos filmes e por sorte este foi um dos que ela me recomendou..


Educação é um filme da dinamarquesa  Lone Scherfig  e roteirizado por Nick Hornby que fizeram deste uma obra simples e que muitas jovens podem se identificar. O filme é legal não só pelos belos cenários e pela iluminação na qual a diretora utilizou de forma muito elegante, mas na história  que se resume sem sombra de dúvida a uma reflexão que apesar de parecer banal hoje em dia, é de fundamental importância.


O filme conta a história de Jenny (Carey Mulligan) que é uma garota de 16 anos que sonha em ser aceita em Oxford e estudar Inglês, na década de 60. Esta na verdade é uma imposição de seus pais, que são muito rígidos e vêem na educação uma forma da garota ingressar na instituição.A garota no entanto gosta de arte, música francesa, concertos, clubes noturnos com muito glamour, mas é impossibilitada de viver nesse mundo por imposição dos pais.


Essa situação muda quando ela conhece  David (Peter Sarsgaard), um homem muito gentil, educado e que tem os mesmo gostos que ela. Eles começam então a frequentar todos os lugares que ela sempre sonhou, fazem novos amigos, ela passaa viver mais. A partir daí um romance começa junto com um conflito que perdura até o final do filme. Seria melhor deixar os estudos e viver tudo o que sempre sonhou  ou  focar na educação para alcançar seus objetivos?


No filme notamos a evolução de Jenny, passando de uma simples menina a uma mulher que apesar de não ser tão experiente e madura vê na  vida escolhas que mudam seus caminhos. Um filme que mescla elementos clássicos e contemporâneos, com ótimas atuações e diálogos muito bem feitos, vale a pena ser assistido. As vezes fazemos escolhas que talvez não sejam as melhores e é bom pensar nisso.


Helio Filho.

2 comentários:

  1. vlw pela dica! Vou baixar :)
    Deve ser legal!

    ResponderExcluir
  2. Eu já assisti esse filme. É realmente muito, muito bom! Não que eu me identifiquei com a menina, mas o filme, a história me encantou sabe. Tudo bem que ela fez escolhas errdadas, mas acho que naquele momento de sua vida valeu a pena, ela viveu!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante pra mim :)

| Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo