Jogo de cena- Eduardo Coutinho

14 de ago de 2010
Um belíssimo documentário!

Recentemente vi um documentário muito interessante na Universidade, feito pelo cineasta Eduardo Coutinho, um dos grandes mestres dos documentários brasileiros. O cenário é um teatro vazio. Uma cadeira que fica em frente a uma câmera filmando mulheres que viram nos classificados de um jornal uma chance de contar suas histórias. Elas entram, vão chegando e começam a contar suas histórias. Algumas delas são interpretadas por atrizes como Marília Pêra, Andrea Beltrão e Fernanda Torres.



São histórias engraçadas, tristes, reflexivas. Ora rimos, choramos, ficamos emocionados. Uma obra muito interessante. De vez em quando nos perdemos e não sabemos mais o que é verdade ou o que é interpretação, em um cenário simples, porém que torna-se fantástico e nos faz viajar na medida em que ouvimos as histórias. As atrizes também falam o que acharam das histórias, das mulheres, suas atitudes,suas perplexidades, seus deslumbramentos diante de tanta verdade humana.



Andréa Beltrão, por exemplo, que interpreta trechos da fala de uma moça que perdeu um bebê nascido com sérios problemas físicos, confessa que pretendia não chorar no momento em que reproduz as falas da mãe dizendo que para ela o bebê não morreu, mas que é impossível: todas as vezes, naquele exato trecho, ela não consegue evitar. Fernanda Torres se diz fascinada pela moça que vai contando coisas engraçadas e terríveis, a mãe com problemas mentais, fascinada pelo jeito com que mistura o terrível e o singelo. Marília Pêra explica a Coutinho a diferença entre um choro interpretado e um verdadeiro: "É simples: quem chora de verdade em frente às câmeras sempre procura esconder. O ator faz questão de mostrar suas lágrimas"

Um documentário muito bem produzido. As histórias são realmente muito legais e tenho certeza de que vocês irão gostar!


Assista o trailer aqui:

4 comentários:

  1. haha deve ser interessante, vou procurar assistir!
    adorei o trailer!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Nunca assisti, mas pareçe ser legal =)
    Vou ver se encontro em algum lugar! Vlw pela dica!
    O trailer é ótimo!

    ResponderExcluir
  3. vou assistir! Adoro a Marília!
    Parece ser legal!

    ResponderExcluir
  4. Hany

    Assita mesmo querida!
    É muito bom, voce vai adorar!
    :*

    Matheus
    Que bom q vc gostou, o trailer é muito bom mesmo. Não sei se vc vai encontrar fácil pra baixar, mas vá no site portacurtas que vc acha!
    abraços

    Lis
    Também adorooo ela! As partes dela são muito boas no documentário!
    Assista!
    ;**

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe um comentário! Sua opinião é muito importante pra mim :)

| Powered by Blogger | Todos os direitos reservados | Melhor Visualizado no Google Chrome | Topo